Pesquisar

1 de mai. de 2012

Neandertal era tão inteligente quanto o homo sapiens sapiens

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais
O homem de neandertal é o mais famoso da espécie homo depois do homo sapiens sapiens (que somos nós). Neandertais e homo sapiens sapiens viveram juntos durante certo período, até que os primeiros foram extintos. Acreditava-se que a extinção do Neandertal ocorreu devido a falta de inteligência dele, porém novos estudos comprovam que não: A extinção dos neandertais aconteceu devido a sua própria inteligência.

De acordo com os novos estudos, o fator decisivo para a extinção dos neandertais foi a grande população de homo sapiens sapiens.

Ficou curioso para ver essa história? Veja esse texto escrito por Salvador Nogueira que mostra um outro lado da relação Neandertal x Homo Sapiens








É chato ser gostoso. Ou, pelo menos, foi bem chato para os neandertais, que desapareceram sem deixar vestígios aproximadamente 30 mil anos atrás, liberando a Terra inteira para nós, os Homo sapiens. Os cientistas sempre pensaram que esse desaparecimento aconteceu devido à falta de inteligência dos neandertais, que não conseguiram competir conosco. Mas um novo estudo sugere exatamente o contrário. "Os neandertais podem ter desaparecido não porque fossem menos capazes, e sim porque eram tão sofisticados quanto os outros hominídeos modernos", afirma o antropólogo Michael Barton, da Universidade Estadual do Arizona.


Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao comparar a cultura material - as ferramentas e os adornos feitos pelos dois grupos - e constatar que ambos estavam em graus parecidos de desenvolvimento. Quando o Homo sapiens saiu da África e começou a ocupar o mesmo espaço dos neandertais, ficou impressionado com a competência técnica e a inteligência aguda deles. Resultado: os dois grupos passaram a se misturar e a gerar descendentes híbridos.

Só que os sapiens eram muito mais numerosos. E isso, segundo simulações de computador feitas pelos cientistas, foi diluindo os traços neandertais na população até que, depois de várias gerações, só sobrassem Homo sapiens. Em suma: é possível sim ser vítima do próprio sucesso. Pelo menos se você for um neandertal.

Fonte: Abril

Nenhum comentário: